quarta-feira, 4 de abril de 2012

O Lorax

Título original: The Lorax.
Lançamento: 2012 (EUA).
Duração: 86 min.
Gênero: Animação, infantil.



Depois de O Grinch (2000), O Gato (2003) e Horton e o Mundo dos Quem (2008), excelente filmes que recomendo muito, mais uma obra de Dr. Seuss vai parar no cinema. O nome da vez é O Lorax. Achei o filme bem divertido e bem educativo para o público infantil. Mas engana-se quem pensa que O Lorax é um filme só para crianças.



Sinopse

O Lorax é narrado por Once-ler (Umavez-ildo), um empreendedor ganancioso que desmata a floresta de Truffulas, árvores fantásticas do universo de Dr. Seuss, para fabricar roupas. Apesar dos avisos contantes do Lorax, criatura porta-voz das árvores, sobre os perigos de seu empreendimento, ele continua até desmatar toda a floresta, levando a consequências catastróficas.

Trailer


Opinião

Como já disse no inicio deste post, achei bem divertido o filme. Dei boas risadas com os habitantes da floresta de truffulas. Os peixinhos cantores e os ursos atrapalhados fazem o charme do filme. Mas deixando o momento "fofis" de lado, vamos ao assunto mais sério.


A ganancia de um ser humano para conseguir dinheiro, e assim obter reconhecimento da família, prejudica outros seres humanos. Para conseguir esse reconhecimento o Umavez-ildo (é esse mesmo o nome do personagem), quando se depara com uma floresta de truffulas, não pensa em outra coisa a não ser cortar aquelas árvores para benefício próprio e foda-se o resto. Quando Umavez-ildo corta a primeira árvore o porta-voz dessas árvores, o Lorax, aparece para tentar parar aquele desmatamento. Como você deve ter imaginado neste exato momento... o Lorax não consegue convencer Umavez-ildo.



Com isso, a floresta de truffulas fica sem árvores. Para ser mais exato, sem qualquer vegetação. Sem vegetação, sem fotossíntese. Sem fotossíntese, não temos a absorção de gás carbônico e a liberação de oxigênio. Logo, o ar fica uma bosta. E é isso que acontece no filme, mais especificamente na cidadezinha de Thneedville, onde a pessoa mais importante da cidade é o Sr. O'Hare, dono da empresa O'Hare que vende ar limpo! Isso mesmo, AR LIMPO. Thneedville é cercada por muros altos que separam a cidade do que sobrou, se é que sobrou algo, da floresta devastada de truffulas. Isso cria a ilusão de que não há mais nada de importante fora dá cidade.


Tempos depois, Ted, um garoto apaixonado por sua vizinha, descobre que ela gostaria muito de ver uma árvore de verdade, pois agora só existem árvores de plástico. Ted então corre atrás para conseguir essa árvore, a Truffula perdida. Ok, isso foi mais uma sinopse.

Achei ótimas as cenas musicais, principalmente a final, onde eu dei uma boa gargalhada com o Sr. O'Hare. Mas o que quero destacar no filme é sua mensagem, ou como você também deve conhecer como moral da história. O filme passa a mensagem de que devemos amar a natureza para que o mundo não fique uma bosta, basicamente isso. Temos que lembrar que é um filme infantil, então a mensagem, a história, e o resto dos elementos que compõem o filme é puramente voltado para as crianças.

Então, você que já deixou de ser criança, assista O Lorax por pura diversão, e... ame a natureza.

Leia também:

P.S.: Se ainda não viu, confira O Grinch, O Gato, e Horton e o mundo dos Quem.