sábado, 26 de maio de 2012

Awake - Series Finale

Já postei sobre o início de Awake. Clique aqui para conferir.


CONTÉM SPOILERS

Se você acompanha Awake sabe que a série foi cancelada devido a baixa audiência lá nos EUA. Esses americanos ainda me matam de raiva... Eles produzem coisas fantásticas e não assistem. A maioria desses americanos só podem ser idiotas. Mas o post não é pra xingar os americanos, mas sim falar do final de Awake.

Awake terminou no episódio 13 da 1ª temporada. Mal estreou e já está dando adeus. Mas saiu dando um adeus excelente e digno para aqueles que acompanharam a série. Mas sendo sincero não achava que Awake duraria muito. Era mais uma série policial onde a diferença era que nosso protagonista (Detetive Michael Britten) vivesse em duas realidades diferentes. Uma com sua esposa Hanna, e na outra com seu filho Rex. Acho que posso dizer que era uma mistura de CSI com Fringe.

Sendo assim Awake só tinha dois objetivos. Saber o que está acontecendo com Michael e qual das duas realidades era real e qual era sonho. Quanto tempo iriamos precisar para saber disso? A audiência deu apenas 13 episódios. Mas será que haveria história para contar em uma 2ª, 3ª ou 4ª temporada? Se houvesse, muito provavelmente seria de casos policiais bem amarrados e com um toque de realidade paralela. Agora acho que Awake absorve Dexter, CSI e Fringe. Haha.

Destaco de Awake os seguinte episódios: piloto, episódios 6, 11, 12 e 13. Acredito que esses episódios foram os episódios importantes para entendermos o que Michael estava passando. E neles é que podemos surtar no assunto "mente humana". Esse assunto é um dos que acho mais fascinantes de serem estudados, debatidos, refletidos, etc. Por isso Awake me conquistou.

Formulei as seguintes teorias baseadas apenas no caso das realidades. Não cogitei outros elementos como, casos criminais, gravidez da Emma e outros fatos. Vamos as teorias:

1ª: Devido a tentativa de assassinato, Michael sofreu o acidente e entrou em coma, sua esposa e filhos estavam vivos e bem. Essa teoria do coma foi quebrada pelo episódio final, já que ele acorda em casa e sua esposa e filho estão bem e não dizem nada sobre um coma.

2ª: Em um belo dia Michael foi dormir e sonhou com o acidente (causado pelos motivos que quem acompanhou sabe) e criou dois níveis de sonho. Um dos níveis com a esposa e o outro com o filho. Essa teoria é a mais válida para a história. Já que, no episódio final, Michael entende que ambas as realidades são sonhos e que na realidade verdadeira sua esposa e filho estão vivos. Ah! E que nada aconteceu, já que a sequência de fatos vem do fato de sua esposa, ou filho, estar morto(a).

3ª: Michael sofre o acidente (assassinato) e morre. Tudo que vemos na série não aconteceu. Rá!

O episódio final abordou a 2ª teoria. E gostaria de destacar algumas cenas do episódio final. Vamos lá.

É a partir desse ponto que vemos uma sequência de cenas incríveis! Michael já tinha resolvido a situação (vingança) na realidade de Rex. Mas não sabia que Harper (vadia velha) estava na jogada. Ok. Michael dorme e passa para a realidade de Hanna. Ele acorda sendo preso. Já na cadeia recebe a visita de Harper. O celular de Harper toca, Michael vê quem está ligando, liga as pistas com as da outra realidade e BOOM. Nesse momento eu só queria uma coisa de Michael... PULA NO PESCOÇO DA VADIA!!! E foi o que aconteceu!

"You kill Rex. You kill my boy!"

Outro momento incrível foi bem depois do "enforca a vadia". Michael tem um surto de raiva em sua cela. Ele parece cansado e com sono. Nesse momento torci para ele dormir e acordar na realidade de Rex para terminar o enforcamento da vadia. Mas quando eu acho que não podia melhorar, melhora! Um guarda chega dizendo que Michael tem uma visita. Acho que nessa hora Michael só podia estar sonhando, já que sua visita era ele mesmo, só que da realidade de Rex! BOOM, again!


Após a conversa consigo mesmo uma porta se abre. Michael atravessa a porta e vê que está em um grande corredor. Em um dos lados do corredor Michael vê uma porta iluminada. Ele caminha até a porta acompanhado de seus dois psicólogos. O da realidade de Hanna, Dr. Lee, e o da realidade de Rex, Dra. Evans. Eles caminham discutindo sobre a situação de Michael, e é muito divertido. Mais divertido ainda é que os psicólogos não existem, na verdade eles são a consciência de Michael.


Michael então cruza a porta. Ele abre a porta e vê uma luz branca forte. Aí eu penso, pronto, tá morto. Interpreto esse fato como a junção, ou desligamento, das duas realidades. Ao cruzar a porta Michael está ao lado de Vega, vestido de pinguim (hilário), na cena do assassinato cometido por Harper. Foi essa cena que eu acho que eles pecaram. Partindo do princípio que Michael só vê, ou imagina, algo que já viveu, ele estar na cena do crime vendo como aconteceu tudo é algo surreal para Michael. Ele nunca viu aquilo, portanto não teria aquelas memórias. FAIL do episódio. <atualização> Michael podia imaginar a cena por sua experiência profissional. </atualização>.


Depois disso Michael meio que se despede de Hanna, já que a realidade que estamos vendo é a de Hanna. Depois da cena sentimental com Hanna ocorre uma transição onde Michael está em seu quarto vendo a si mesmo dormindo. E é aí que o barato fica loco! Michael simplesmente deita em cima de si mesmo e acorda na realidade de Rex. Palmas para essa cena.


Agora, na realidade de Rex, Michael vai atrás da vadia velha. Michael quase a mata com tiros. Não morta, ela vai presa. Depois de sair da delegacia Michael vai ao encontro da Dra. Evans. No diálogo entre eles Michael diz que ainda está insatisfeito, o que é compreensível, já que está na realidade de Rex, onde Hanna não existe. E mais uma vez o barato fica loco. Michael pensa: "E se eu estiver sonhando?" A doutora começa a falar e trava.


Michael deveria sim estar sonhando. Pois na realidade de Hanna ele está preso e saiu da prisão locão no ácido. O que prova que a realidade de Rex era um sonho na realidade de Hanna, que era um sonho da realidade verdadeira. BOOM! Chegando nessa conclusão Michael quebra o sonho. Quebrando o sonho uma porta se abre. Vemos que cruzando essa porta se encontra o quarto de Michael. (mano, eu quase chorei).


Michael entra no quarto, a porta se fecha, e de repente Michael está de pijamas. Ele verifica seu pulso e vê que está sem a pulseira de identificação de realidade. Ele desce as escadas em direção a cozinha.


Primeiro chega Rex, perguntando da carona, e depois chega Hanna. Michael fica besta, sem saber o que dizer. Rex e Hanna não dão nem sinal de: "Ah! Até que enfim saiu do coma", ou, "Que bagulho doido essas realidades, né?", ou, "Até que fim acordou! Parece que dormiu durante dois meses!" Pois é, nada disso acontece. Mas isso não me deixa #chateado. A emoção e alívio que Michael transparece não necessita de explicações.


Bom, esse foi o adeus de Awake. Uma série que durou pouco mas que fez valer o tempo que ficou no ar.

Fico feliz se você chegou até esse ponto do texto.

P.S.: Se tiver algum erro de digitação depois irei corrigir. É muito raciocínio. :]