sexta-feira, 1 de junho de 2012

Projeto X

CONTÉM SPOILERS

Título original: Project X.
Lançamento: março de 2012 (EUA).
Duração: 88 minutos.
Gênero: Comédia.

American Pie + Se beber, Não case! + Superbad =




Não sou muito fã do gênero de filme "festa do copo vermelho", mas resolvi conferir Projeto X (assisti a versão pirata... não conte pra ninguém, tranquilo?). Na época vi muitos blogs e sites falando que o filme não contava só mais uma história de festa adolescente americana. E convenhamos, existem um monte delas, e sempre com as mesmas características. Sexo, seios, bebidas, drogas, seios, música, popularidade no colégio, nerds, gatões, gatinhas, e outros. E o filme não vai longe disso, mas a magnitude da festa e a forma como ela é contada, difere de muitos outros filmes do gênero.

Projeto X aborda a vida de três adolescentes, Thomas (o aniversariante), Costa (o "pegador") e J.B. (gordo nerd), que não são tão populares como gostariam de ser. Sonhando dar uma virada na situação, eles planejam transformar o aniversário de Thomas em um acontecimento épico. Para tanto realizam uma grande festa na casa do aniversariante, aproveitando o fato que os pais dele estarão viajando no fim de semana. Até aí nada de novo, né?

Um dos diferenciais de Projeto X está na sua filmagem. O filme utiliza do formato de pseudo documentário, conhecido também como, falso documentário. Eu acho incrível esse formato. As imagens tremidas e as vezes desfocadas, a câmera na mão, me agrada quando utilizados em ambientes plausíveis.

Um outro diferencial está na evolução megalomaníaca da história. Costa e J.B. convidam Deus e o mundo para festa com medo de que Thomas ficasse chateado caso ninguém aparecesse. O relógio marca 21:30 e as pessoas começam a chegar em bandos. A partir daí a porra só vai ficando mais séria. Bebidas pra cá, belos seios pra lá, drogas aqui, rela-rela ali... Um filme feito pra jovens baladeiros.

O clímax do filme é quando o traficante T-Rick traz o caos! Aí o filme se destaca de longe de qualquer outro filme com essa pegada de festa do copo vermelho. Os acontecimentos que seguem com a aparição de T-Rick são fodas! Helicóptero, polícia... SWAT! O filme é bem divertido e não teme o excesso. Vale a pena conferir, mesmo que seja politicamente incorreto. Um grande fodas para o "politicamente incorreto". :]

Trailer



Já viu o filme? Deixe seu comentário dizendo o que achou. ;D

P.S.: De um post sobre uma doutrina religiosa para um falando de um filme locão no ácido. Isso que é diversidade.