terça-feira, 19 de junho de 2012

Prometheus promete!

Se você não viu Prometheus, NÃO LEIA.

Título original: Prometheus.
Direção: Ridley Scott.
Lançamento: junho de 2012 (EUA).
Duração: 123 minutos.
Gênero: Ficção Científica, Terror.



A um tempo atrás, para ser mais exato dia 1º de maio desse ano, fiz um post sobre a quadrilogia de Alien. Clique aqui para conferir o post. O motivo, como expliquei no post, foi por causa do trailer de Prometheus. Após assistir a quadrilogia que conhecia apenas por nome e referências, fiquei com muita vontade de assistir Prometheus. E o dia chegou.

Poderia ter assistido nesse último fim de semana (dias 16 e 17), pois nesses dias estava ocorrendo sessões de pré-estreias. Cheguei a ganhar convites (pelo sorteio do site Cinema em Cena) mas não pude ir por motivos de horário e locomoção. Trágico. Mas já superei a tristeza.

Fui conferir hoje pelo cinema da rede Cineart, já que hoje é terça-feira. Lembra da terça-feira irresistível? Onde os ingressos estavam mais baratos? Pois é caro colega, a promoção acabou, pois está chegando as férias e eles são marionetes do sistema capitalista. E quem não é?

Não irei fugir do assunto deste post. Voltemos ao filme?


Prometheus começa muito bem e criando mais um mistério. Para você que pensou que eles iam responder o mistério da nave de Alien - O 8º Passageiro, assim como eu, você estava um pouco enganado. O filme começa mostrando um planeta (que na minha opinião seria o planeta Terra) e um ser vivo com aparência humana de pele bem clara. Ele está olhando para uma espaçonave em formato de ovo frito (provavelmente) alienígena. Esse ser vivo pega um recipiente, abre-o, toma o que está dentro e começa a esfarelar (?). Nesse processo de esfarelamento ele cai do alto de uma cachoeira. Se eu não me engano, após ele cair na água células começam a se multiplicar. Isso seria a resposta para o inicio da vida aqui no planeta Terra. Se a cena se passa em em outro planeta, essa teoria não existe. Nós podemos encaixar essa cena tanto na teoria do criacionismo quanto a do evolucionismo.

Depois dessa cena começa a cena de exploração do casal de arqueólogos Elizabeth Shaw e Charlie Holloway. Elizabeth é uma mulher de fé que busca por nosso criador. Através de desenhos em cavernas de diferentes locais do mundo eles veem um padrão nesses desenhos. E através desse padrão eles localizão um planeta que parece ser a localização do que eles chamam de "Engenheiros".


Descoberto isso eles juntam uma equipe para ir ao encontro desse planeta chamado LV-223. Antes da nave Prometheus (nome dado a nave por causa do titã Prometheus, ou Prometeu) pousar no planeta LV-223, seus tripulantes acordam de um sono de 2 anos. Antes de Elizabeth e Charlie darem uma aulinha para os outro tripulantes vemos o android (fantástico) David, interpretado por Michael Fassbender (Magneto, X-Men First Class). O cara está incrível. Atuação digna de um android, sem feição alguma, e pelo o que li na crítica de Pablo Villaça (clique aqui) ele fez um trabalho vocal excelente.

Infelizmente não vi o filme legendado. Os cinemas perto da minha casa só estavam com cópias dubladas. A ÚNICA sessão legendada era nove horas da noite, esse horário pra mim é difícil de ir ao cinema. Pegar ônibus depois das 00:00 horas não é legal. Fora esse detalhe do trabalho vocal do Fassbender, a dublagem me satisfez, mas com toda certeza irei ver o filme novamente, só que dessa vez legendado.

Voltando a história. Chegando no planeta LV-223 Charlie vê linhas retas e diz: "Deus não escreve em linhas retas." Depois disso não havia motivos para não pousarem. A partir daí puxamos da memória a história de Alien. Eles veem uma cúpula enorme e vão explorar. O que parece ser uma caverna tempos depois se revela ser uma espaçonave. O legal do resto do filme é:

- David abre porta atrás de porta. David ativa um tipo de flashback em holograma que mostrava os "engenheiros" correndo. David rouba um vazo que contém uma substância estranha. Elizabeth pega uma cabeça de um do Engenheiros. David descobre uma sala onde ele vê alguns hologramas dos engenheiros e também vê um dos engenheiros hibernando.

art-prometheus-alien-parasite

- Um biólogo e um geógrafo (bundões), não quiseram entrar em uma das portas que o David abriu e em um momento do filme são mortos por espécie alienígena que parece uma cobra naja. Aí vem uma discussão interessante. O bicho (cobra alien) que os ataca poderia ser uma espécia anterior do bicho que gruda (aos fãs, facehugger) na cara das pessoas e as fecunda (visto na franquia de Alien). Diferente desse bicho de Alien, a cobra alien de Prometheus não fecunda, (se não estou enganado) só se hospeda no corpo da pessoa.


- Uma tempestade perigosa se aproxima e, exceto o biólogo e o geógrafo não voltam para a nave. David abre o vazo, pega um pouco da substância que estava no vazo, coloca na água do Charlie. Charlie e Elizabeth tem relações sexuais. Dez horas depois Elizabeth estava grávida de TRÊS meses. Antes dessa descoberta Charlie dá sinais de infeção e é "morto" por Meredith Vickers (Charlize Theron) na base do lança chamas, arma clássica de Alien.

- Elizabeth começa a sentir fortes dores. David a examina, diz que está grávida de um alien. Ela quer tirar o Alien mas David não deixa. David, um velho (Weyland), e mais umas duas pessoas voltam para sala onde estava o engenheiro hibernando. Nisso Elizabeth consegue escapar e vai em direção a uma máquina que iria extrair o alien de sua barriga (ventre?). Aí caro colega... A cena do parto(?) é uma das coisas mais loucas que eu já vi. Ainda estou em choque. Brinks.

- Depois do parto Elizabeth vai ao encontro de David. David (O Fodão) tira o engenheiro do seu sono de bela adormecida, e o engenheiro só quer descera porrada em geral e decolar sua nave. Quando ele decola a nave, se não me engano, ele usa seu GPS alienígena para marcar um planeta que parece ser a Terra.

Pronto. Sobre a história do filme não irei contar mais nada. Vamos aos elogios?


A trilha sonora, diferente de Alien - O oitavo passageiro, é mais presente, fato a ser observado já que o diretor é o mesmo. As imagens são fantásticas, principalmente a de David olhando a projeção na sala dos engenheiros. Não vi em 3D, mas estou pensando em ir. A raça dos engenheiros ficou fantástica, bem como sua armadura(?), o parto da Elizabeth foi incrível, o alien do final foi bem interessante, mas ainda restaram perguntas.

Será que o alien que vemos no final do filme é o antecessor do alien que conhecemos (O oitavo passageiro)?

Aquele monstro grande que a Elizabeth deu a luz, morreu?

Quem são os seres vivos que estão pilotando a nave ovo frito que vemos no início do filme?

E o engenheiro que aparece em Alien - O oitavo passageiro? Ainda vamos saber de onde ele veio?

Esse questionamento anterior era o que eu mais queria saber. Pelo que entendi, esse engenheiro poderia ser o que vemos em Prometheus, mas no final do filme vemos que não é possível. Será que a nave que Elizabeth e David pegaram teria um outro engenheiro a bordo? Será que Elizabeth encontrará a resposta que procura? Essas últimas perguntas ficarão para Prometheus - Parte 2.

O filme tem uma pegada religiosa na questão de buscar "o criador". Eu deixei essa questão de lado, mas não pense que não a considero irrelevante ou pouco importante, muito pelo contrário. Peço que leia a crítica de Pablo Villaça, ele fala tudo o que iria dizer sobre a questão religiosa no filme. O link está no final da postagem.

P.S.: Eu quero comprar um android David... Alguém sabe onde vende?

P.S.: Houve trechos deletados... sacanagem.


Veja também: