domingo, 15 de setembro de 2013

Fast View: The Croods

Que animação gostosa de assistir! Gosto muito do período das cavernas. Pensar nas primeiras descobertas dos homens é fascinante. Mais fascinante ainda é como eles viviam e como evoluíram. The Croods mostra essa evolução de forma descontraída em uma aventura com muito bom humor. Acompanhamos a família de Grug (dublado por Nicolas Cage), pai e chefe da família Croods. Conhecemos um pouco dessa familía através da narração de Eep, que conta como vivem e como a família ficou sozinha devido a fatalidades que moldaram o comportamento dos Croods.

Como estão no inicio do dia, os Croods vão se alimentar. A aventura pelo café da manhã apresenta ao espectador os bons personagens que compõem a família Croods. Grug, o pai responsável, Eep a aventureira e destemida, Ugga (Catherine Keener), a esposa fiel de Grug, mãe de Eep e Sandy, o bebê feroz, Gran (Cloris Leachman), sogra de Grug que não morre, e Thunk (Clark Duke), o jovem inocente que admira o pai e é desprovido de inteligência. A sequência do café da manhã é ótima! Ali vemos um pouco da criatividade para fauna no universo do filme.

O trabalho de Grug é fazer com que sua família sobreviva. Todos concordam com as decisões de Grug, mas Eep (Emma Stone), reluta com as decisões. Eap não vê motivos para apenas sobreviver. Eep quer viver.

Essa vontade de Eep faz com que ela deixe a caverna, a noite, para viver, e sentir. Eep tem o clássico comportamento jovem de buscar sentido para tudo, principalmente para a existência. Essa busca leva Eep a conhecer Guy (Ryan Reynolds), um jovem solitário que conhece "o fogo". Ele diz que o fim do mundo está próximo, e que ele precisa se abrigar em uma montanha. Guy sugere o mesmo para Eep. Eep fica fascinada com os conhecimento de Guy e o escuta. Guy vai embora e, Grug, que tinha saído da caverna para procurar Eep, a encontra. Na volta pra casa, o que Guy disse se comprova, e a caverna onde viviam é destruída. Assim, a aventura dos Croods em busca de uma nova moradia, começa. E que aventura!

A fauna e a flora no universo do filme fica cada vez mais rica e criativa. Gostei muito dos animais e das diversas plantas que aparecem durante o filme. A relação de Grug e Guy é ótima, e durante a jornada a diversão é garantida por parte de Thunk, Gran, e Belt (cinto em português), a preguiça de estimação de Guy. O filme é muito criativo, brinca com a evolução e o comportamento dos "homens da caverna". A trilha sonora é pontual e empolgante. A animação está ótima, ágil, e fluída. O roteiro é simples e gosto de acompanhar. A dublagem original está ótima. Vi o trailer dublado, mas como gostei da dublagem original, vou ficar com a voz rouca e deliciosa de Emma Stone. Você pode conferir o trailer dublado, aqui.

Uma história gostosa, divertida, bem humorada, com algumas lições para as crianças e quem sabe para os adultos. Tem gente pra tudo, tem até aqueles que ainda não saíram da caverna para ver a luz. Viver, conhecer, aprender. Comportamentos que o filme reforça no espectador. Uma ótima animação. Recomendo.

Já viu? Deixe seus comentários. :D

Trailer
(dá pra ativar a tradução de legendas do Youtube)




P.S.: Pra quem curti animação e processo de criação e desenvolvimento, veja isso.