sexta-feira, 11 de abril de 2014

É com ousadia que: Tá no Ar


A Globo saiu da mesmice ontem a noite com a estreia do programa encabeçado por Marcelo Adnet e companhia. Carregado de alfinetes, Tá no Ar espetou sem medo tudo e todos, algo surreal para qualquer programa da grade da emissora. Já faz alguns poucos anos que não acompanho a programação da TV aberta. Não assisto a programação nacional, pois inicialmente nada me atrai ou me incentiva. A internet me oferece tudo o que quero, pela "pirataria", vale dizer. O exemplo disso é que eu vi o programa por um release encontrado na internet, e olha que eu gostaria de ver o programa ao vivo, na tv, mas o marketing por onde circulo na internet não existiu para que eu me lembrasse da data e horário de exibição.

Minha vontade ao elaborar este post era de esmiuçar algumas esquetes apresentadas, analisando as referências e para quem os alfinetes estavam direcionados, mas acho que isso não seria tão bacana, tratando-se de um programa humorístico, onde o humor é subjetivo. Não irei esmiuçar tanto quanto gostaria, mas vou comentar brevemente algumas esquetes. Vamos as esquetes:

Friboff

Quais seriam as consequências de fazer uma piada de cunho homossexual com um deputado "religioso" junto a referência de uma marca popular, e isso tudo em rede nacional com alcance de milhões de pessoas? Isso é poder, ousadia.


Caso do dinheiro na cueca apresentado no Fantástico


Fora a ótima imitação de Adnet, o caso é tratado de forma descarada, com alto tom de sarcasmo, algo que outros programas humorísticos da emissora (alô Zorra) não faz, se faz eu desconheço.

Posto Ipiranga


Engraçado e simples, é tão difícil assim roteiristas do Zorra?

A clássica piada da dramaturgia brasileira


LOL.

O plot twist da propaganda do banco


LOL².

A Galinha Preta Pintadinha


O spin-off da marca (e derivados) do momento mais bem sucedida para o público infantil ganhou sua versão "adulta". A abordagem do candomblé com um olhar infantil, e pelo simples fato da marca ser uma galinha, é hilário. A letra da música estava hilária, ainda mais sendo ouvida por crianças. A piada ganha um adendo no final do episódio, com uma falsa "popular" que diz: "...ainda bem que eles debocharam dos macumbeiros e deixaram meus Jesus em paz." Daí a critica ao catolicismo brasileiro. <sarcasmo> Estado laico? Graças a Deus! </sarcasmo> LOL.

Silvio Santos na Globo! =o


Estou torcendo muito para que eles abordem mais o Silvio no programa. Ia ser ÉPICO!

Doutor SUS


Mostrando o quão absurdo é o atendimento na saúde pública. Virose. Virose all the way!

Plot twist da propaganda da empresa de telefonia móvel


LOL³.

Após algumas esquetes conhecemos a abertura do programa. E sendo o mais sincero que consigo, no final da abertura estava com a cara no chão pela mensagem que a música do Titãs - Televisão, trazia. Televisão também é nome do álbum dos Titãs lançado em junho de 1985. Nunca tinha escutado esta música, e ela caiu perfeitamente com a proposta do Tá no Ar. Segue agora a letra da música para análise e reflexão:

A Televisão
Me deixou burro
Muito burro demais
Oi! Oi! Oi!
Agora todas coisas
Que eu penso
Me parecem iguais
Oi! Oi! Oi!...

O sorvete me deixou gripado
Pelo resto da vida
E agora toda noite
Quando deito
É boa noite, querida....

Oh! Cride, fala pra mãe
Que eu nunca li num livro
Que o espirro
Fosse um vírus sem cura
Vê se me entende
Pelo menas uma vez
Criatura!
Oh! Cride, fala pra mãe!...

A mãe diz pra eu fazer
Alguma coisa
Mas eu não faço nada
Oi! Oi! Oi!
A luz do sol me incomoda
Então deixa
A cortina fechada
Oi! Oi! Oi!

É que a televisão
Me deixou burra
Muito burra demais
E agora eu vivo
Dentro dessa jaula
Junto dos animais...

Oh! Cride, fala pra mãe
Que tudo que a antena captar
Meu coração captura
Vê se me entende
Pelo menos uma vez
Criatura!
Oh! Cride, fala pra mãe!...

A mãe diz pra eu fazer
Alguma coisa
Mas eu não faço nada
Oi! Oi! Oi!
A luz do sol me incomoda
Então deixo
A cortina fechada
Oi! Oi! Oi!...

É que a televisão
Me deixou burra
Muito burra demais
E agora eu vivo
Dentro dessa jaula
Junto dos animais...

E eu digo:
Oh! Cride, fala pra mãe
Que tudo que a antena captar
Meu coração captura
Vê se me entende
Pelo menos uma vez
Criatura!
Oh! Cride, fala pra mãe...

Oh! Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!
Oh! Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!
Oh! Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!
Oh! Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!

É excelente! A música traz uma reflexão sobre o retardamento, alienação, iluminação, absorção, entendimento, que a programação da televisão pode trazer, e como o álbum foi lançado em 85, essa discussão é mais velha e recorrente, e começou muito antes deu nascer! Mas dando sequência ao programa...

Jardim Urgente


Uma sátira de programas jornalísticos sensacionalistas, mais uma vez abordando um público infantil. Fazer a piada com uma abordagem infantil, assim como na Galinha Preta Pintadinha, é um segundo nível de alfinetada? Fizeram piada até com o fato do "agressor" ser negro. LOL. Welder Rodrigues é sempre excelente com seus personagens recheados de nervosismo e agitação.

JCM News manda um abraço para Rachel Sheherazade


A polêmica sobre a opinião pessoal no jornalismo foi abordada nesta esquete excelente! Se você quiser falar que o programa é de "humor inteligente" (um termo discutível) essa é a esquete que vai te dar argumentos. Essa polêmica perdeu o foco por conta dos <ironia> "estRupos" causado por pessoas do mais alto nível de inteligencia e respeito, e sofridos pelas mais vulgares da face da terra, que por motivos de usarem roupas, julgada pelos inteligentes como provocantes, são molestadas publicamente </ironia>. O foco diminuiu ainda mais com as "férias" da jornalista da grade de programação, que diz retornar a bancada ainda em abril de 2014.

Feedback dos "populares"


A primeira faz piada com o fato do Leandro Hassum não estar no programa e de que Marcius Melhem só funciona com ele. A segunda brica com o fato do Adnet ter trabalhado na MTV, tirando o elefante branco da sala. A terceira traz a branca, ryka, hétera, e religiosa, o que é hilário!

Jesus Manero


A última esquete deste piloto trás uma das características mais marcantes de Adnet, os clipes musicais com a letra farta de referências, piadas, críticas, alfinetadas, e reflexões. Esse é o Adnet que eu gosto, e não aquele mascarado. Se a Galinha Preta Pintadinha e a ryka-branca-hétera não foi uma alfinetada aos religiosos, Jesus Manero, do gueto e rapper, faz bem seu papel.

A personificação do mimimi contra a Globo


Deixei pra comentar essa esquete por último pois ela, na minha opinião, foi a melhor e a mais polêmica. O personagem de Adnet trouxe todos os mimimis da internet para a tela, e sem restrição. A falsa precariedade da transmissão do nosso militante de sofá é genial. Foi a surpresa mais grata da programação da emissora. A ousadia, comportamento incomum da emissora, permitiu que o personagem falasse tudo o que falou com liberdade. Isso me faz pensar que as pessoas que barram conteúdo que possam manchar a imagem perfeita da emissora mais bem sucedida do Brasil, estavam inconscientes, pois assim eles deixariam que um funcionário da firma zoasse a própria empresa. Espero que a Globo tenha aprendido a rir de si mesma, e espero também que o personagem esteja sempre presente no programa, intercalando as esquetes.

Considerações finais

Renata Gaspar, que conheci pelo extinto SNL-Brasil, ainda não superou sua hilária versão de Maria Joaquina, mas tem todo o potencial para emplacar um personagem excelente no programa. Welder Rodrigues, famosos por seus trabalhos na Companhia Os Melhores do Mundo, e seus personagens como, Jajá e Joseph Climber, estava excelente em sua mistura de Marcelo Resende e Datena. Marcius Melhem também é ótimo, e o restante do elenco, ainda desconhecido do grande público, foram bons, não soram falso.

No mais, gostaria de ver mais celebridades globais na zoeira, e claro, o núcleo de humor da emissora, como Tatá Werneck, Leandro Hassum, Rafael Infante, Marco Veras, Fábio Porchat, Marcelo Médici, Victor Sarro, Maria Clara Gueiros, Samantha Schmütz, Cláudia Rodrigues, e muitos outros nomes da emissora. Faz um teste, se ficar bacana, ótimo, se não, voltemos para o piloto, que foi excelente.