quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

O canal FBE e sua polêmica marca comercial


Há alguns dias tomei conhecimento de uma polêmica que habita o Youtube. A polêmica envolve os Fine Brothers, famosos por seus vídeos com reações de pessoas em diversas idades, como crianças, adolescentes, adultos e idosos a diversos temas. A polêmica começou com o anúncio do programa React World através deste vídeo, publicado em 26 de janeiro no canal Fine Brothers Entertainment:


O vídeo original foi removido antes da publicação deste post, mas você facilmente encontra reações ao vídeo buscando por react world. De qualquer forma... Em nota, presente na descrição do vídeo (e creio que tenha sido inserida após a polêmica), os responsáveis informam (tradução livre):
NOTA: "React World" permite que você licencie algumas das séries mais populares do FBE (elementos específicos e estruturas de cada show). Com isso vem um suporte que você pode ler a respeito no website. 
Nós não temos direitos autorais em vídeos de reações em geral. Ninguém pode ter. "React World" é sobre licenciamento de formatos do FBE, não apenas como show iguais ao "Kids React", mas também como outros shows, e mais. Isso é semelhante a TV onde você não pode fazer um show semelhante ao "America's Got Talent, " mas você pode claro fazer um show de talentos competitivo completamente diferente. Mesmo acordo aqui.
Nós não temos propriedade sobre vídeos de reações nem encerramos as atividades de qualquer um baseados em conteúdo de "reações". É claro que você pode fazer os próprios vídeos de reações, mas o "React World" é uma oportunidade de localizar versões de nossas séries especificas. Isso é também uma forma de criar uma comunidade no Youtube de produtores de pensamento semelhante e fãs que querem trabalhar juntos, e beneficiar da orientação e recursos que nós providenciamos ao redor de shows específicos do FBE que nós fazemos disponível atrás do programa "React World".
O vídeo contava com uma expressão notável de dislikes, demonstrando a indignação, ou falta de entendimento da proposta, ou mensagem dos irmão. A sessão de comentários estava cheia de sarcasmo e desaprovação. O anúncio dos irmãos também levou alguns produtores de conteúdo a demonstrarem sua desaprovação, e isso motivou a criação deste post. Irei linkar uma playlist que fiz sobre os muitos vídeos que assisti. A playlist começas com alguns youtubers comentando sobre mudanças na questão de direitos autorais no Youtube.


Cientes da polêmica, os irmãos Fine voltaram a colocar a cara no sol.


Mas um vídeo que eles excluíram. Para conferir, vc já sabe o procedimento... A descrição para esse vídeo era breve. O mais interessante, e positivo, é que um e-mail era informado, para aqueles que tiverem dúvidas, entrassem em contato com a FBE. Ah, e a sessão de comentários parece tinha sido desativada... O número de dislikes também era notável.

Apresentado os lados, vamos a meu entendimento. Gosto da plataforma que é o Youtube. Pretendo fazer parte dessa plataforma algum dia, com um formato bacana, buscando até o mesmo reconhecimento e aceitação que o React dos irmãos Fine possuem (possuíam?). Conheci o canal dos irmãos quando ainda tinham apenas o Kids React, além de outros produtos, claro. A ideia das reações é boa, bem executada com todas idades, mas pouco original, logo, assumo que eles só possuem o crédito pela organização, e aperfeiçoamento de um formato.

A ideia do React World deu a entender que os irmão ditariam quem poderia, ou não, fazer vídeos sobre pessoas reagindo a coisas. Essa é minha impressão sobre quem não gostou, ou não entendeu (?), o anúncio, e o levou de má fé dos irmãos. Do outro lado, entendi que a atitude dos irmãos não seja de derrubar qualquer pessoa que faça vídeos sobre pessoas reagindo, ou de manter exclusividade sobre a ideia de pessoas reagindo, mas sim de possibilitar a quem interessar, a utilização de seus formatos. Quais são as características desse formato? Abertura, cenário, roteiro dos episódios em sessões dividas em apresentação do tema, perguntas sobre o que foi apresentado, despedidas... Em resumo, tudo que vier a ser semelhante, em roteiro e estética, ao shows dos irmãos, poderá ser derrubado. É justo (sem ser muito filosófico) derrubar? Ora, se você está fazendo a MESMA COISA (utilizando um formato com direitos autorais registrados) que outra pessoa criou primeiro, e você não está dando os devidos créditos, então sim, você pode ser derrubado.

Sobre a questão de direitos autorais sobre a palavra "react" não tenho o que dizer. Acredito que os vídeos da playlist sejam melhores do que qualquer opinião que viesse a dar.

Com o último update dos irmãos sobre a polêmica, tiro a conclusão que a internet inflamou mais um acontecimento, afim de defender um ponto de vista, no caso, a possibilidade de fazer vídeos de pessoas reagindo a coisas. E acredito ter sido uma inflamação saudável pra rede, mas bem danosa para os irmãos Fine. Foi definitivamente um tiro no pé. E como ouvi de alguns Youtuber: "O caminho para o inferno está cheio de boas intenções..."

As manifestações virtuais parecem cada vez mais raivosas, animalescas. Isso pode ser maléfico para quem está sendo atacado, e definitivamente parece um sintoma da desconfiança em boas intenções. Felizmente, para alguns, acaba tornando-se uma discussão é interessante, pois o aumento de criadores na internet é algo que pode ocasionar casos jurídicos. Quem não gostaria de garantir os direitos sobre sua obra?

A ideia de comunidade... Dos vídeos apresentados abordando a polêmica, uma frase do peixe Merlin me deixou pensativo e desconfiado das reais intenções do irmãos Fine... Destaco (em tradução livre):
"...se vocês se importassem em criar uma comunidade estariam financiando criações independentes ao invés de tentarem extrair dinheiro deles..."
Por fim, a história parece ter sido concluída com um post supostamente escrito pelos irmãos. Você pode conferi-lo clicando aqui. Destaco:
We have decided to do the following:
1. Rescind all of our “React” trademarks and applications.*
(rescisão de marcas comerciais e aplicações para todos os "react")
2. Discontinue the React World program.
(descontinuação do programa React World)
3. Release all past Content ID claims.**
(libertação de reivindicações de conteúdo identificáveis)
Acho que internet ganhou, e os irmãos Fine pensaram duas vezes antes de fazer um novo anúncio.