terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Animals S01E01 - Rats


Se algum dia você parou pra pensar o que dois animais poderiam estar conversando... Primeiro, seja bem-vindo ao time dos malucos. Segundo, Animals veio pra ilustrar esses pensamentos. Quando esbarrei no trailer dessa animação, fiquei intrigado. Enquanto assistia, dei risadas de todas as piadas. Após assistir, fiquei ansioso pela estreia, e revi mais uma vez. O piloto estreou dia 05 de fevereiro, e fui conferir apenas hoje, sabe-se lá o porque... Talvez por não ter colocado na minha grade do Banco de Séries... Falha a minha. Enfim... Confira o trailer, o episódio, e depois a review a baixo sobre o piloto.


Já no trailer fiquei encantado com a parte artística. Com cores pouco saturadas, traço simples e pouco movimento - eles nem sequer movem a boca para falar, dando indícios de telepatia -, fui conquistado pela dublagem, roteiro e proposta de: como se comportam os animais na cidade grande.

Em Rats, os animais comportam-se quase como humanos. Imagino que isso será uma abordagem comum a todos os episódios. Eles nos observam, compreendem mais ou menos quem somos, mas não possuem pleno conhecimento sobre como é ser humano. Animals coloca seus personagens em situações cotianas, e o interessante fica por conta de ver esteriótipos e características humanas sendo reproduzidas por esses seres de menor capacidade intelectual.

Nos momentos em que comportam-se como animais, esses sim meus preferidos, como no dos insetos em meio a região intima do prefeito - que murmura, dando a entender que, nessa realidade os humanos não possuem a capacidade de falar, ou os animais não possuem a capacidade de compreender -, são os que me fizeram esboçar um sorriso. Para os ratos, protagonistas desse piloto, destacam-se o DJ Lab Rat com sua orelha desenvolvida durante seu tempo como cobaia, e a piada recorrente do rápido crescimento e copulação dos ratos. Aliás, não abordarem a ideia de que ratos são nojentos foi interessante. Nada dos ratos me fez gargalhar, mas deu pra ficar satisfeito.

Como os animais não se destacam nas situações humanas, fica o desejo por situações mais engraçadas. Essa é uma observação que também faço sobre BoJack Horseman, que aliás é impossível de não mencionar. Não que esse ponto chegue a me incomodar, porque talvez lá no fundo dê pra interpretar de diversas formas as atitudes dos animais, mas o uso deles parece subaproveitado nesse assunto.

Rats não proporcionou muitas risadas, mas a série continua interessante por mesclar o comportamento de animais, com o comportamento humano, dando a entender que partimos de lugares semelhantes e nos diferenciamos quando passamos a pensar, a desenvolver o intelecto.

Aqueles que não exercitam sua capacidade humana, não são superiores, e podem até serem inferiores àqueles desprovidos da mesma condição.